Caio Medici, José Mendes Pereira Neto/Junho de 2022Compartilhar
Para quem está começando uma estratégia de marketing digital, pode ser difícil entender a melhor forma de usar as ferramentas do Google Ads de forma eficiente. Quais criativos usar? Quais lances fazer? Como o algoritmo funciona?
Nos últimos anos, temos trabalhado no Google com clientes e negócios de grande potencial, mas que ainda são novos na plataforma. Por isso, diante da nossa experiência, identificamos estratégias que fazem a diferença no início de uma campanha. Neste artigo, compartilhamos algumas delas.
Se você está começando agora, é preciso ter em mente que a ferramenta ainda não possui informações suficientes sobre seu negócio e clientes. Sendo assim, o melhor caminho é testar as possibilidades para extrair o máximo possível de elementos.
É essencial ter clareza dos objetivos antes de iniciar os testes. Isso ajuda a planejar orçamento e entender quais métricas são importantes.
A partir dos testes, você poderá entender o que funciona e o que não funciona em suas campanhas. Assim, um histórico será construído em cima do que não existia e, com base nesses resultados, ficará muito mais fácil — e eficiente — otimizar e escalar suas campanhas.
Mas atenção: é essencial ter clareza do objetivo que quer alcançar antes de iniciar a fase de testes. Isso vai ajudar você a planejar seu orçamento, as estratégias de lances e quais métricas de desempenho são realmente importantes para o seu negócio. Dessa forma, com a expectativa alinhada, você saberá aonde quer chegar, quais são os passos para atingir as metas e os percalços que pode encontrar pelo caminho.
Ter uma diversidade de criativos e mensagens na hora de desenvolver uma campanha melhora a visualização dos seus testes. Por isso, invista na criação de diferentes formatos e comunicações — tanto para vídeo quanto para display. Afinal, pode ser que um formato seja mais eficiente na conversão de um público que de outro — e isso só veremos após os testes com criativos e mensagens diversas.
Quanto mais opções você tiver dentro de suas campanhas, mais chances terá de aparecer para a sua audiência. O desempenho e o aprendizado da ferramenta dependem da quantidade de insumos para desenvolver o seu trabalho.
Essa dica se aplica tanto à audiência quanto à estratégia de lances: muitas vezes, ao iniciar uma campanha, você acredita ter um nicho de clientes em potencial e uma estratégia de lances definida. No entanto, é importante dar tempo e espaço para o algoritmo aprender e trabalhar.
É interessante focar esforços no objetivo da campanha e permitir que a ferramenta expanda o alcance para além do público-alvo.
Desse modo, mais interessante que ter um nicho específico é focar seus esforços no objetivo da campanha, que deve estar alinhado aos resultados esperados. Claro que muitos negócios têm um cliente definido, mas a ferramenta traz a possibilidade de expandir esse universo e levar os seus criativos a diferentes públicos.
Estar aberto a outras estratégias de lances também pode ser uma maneira de fazer a campanha se desenvolver de forma mais eficiente e estratégica. Nesse caso, é interessante estabelecer limites diários de orçamentos, mas também permitir que a ferramenta tenha liberdade de rodar a campanha. Quanto mais aberto for o seu teste e mais ampla for a campanha, melhor o algoritmo vai trabalhar e, consequentemente, entregará um resultado mais rápido e de sucesso para o seu negócio.
Durante toda a nossa experiência com clientes que estão iniciando suas campanhas digitais, vimos diversos exemplos nos quais o foco era o fundo do funil. Mas quando você está começando a construir a sua história no Google Ads, todas as etapas trazem ensinamentos valiosos.
Por isso, também é essencial ter conversões tagueadas no meio do funil, durante toda a jornada do cliente. Essas conversões trarão um volume muito maior de informações e, consequentemente, tornarão o machine learning muito mais fácil e eficiente. Dessa forma, o Google Ads irá compreender desde o começo quais são os clientes importantes para os seus objetivos e terá um volume muito maior de informações quando a campanha ganhar corpo.
Ter resiliência é fundamental. É claro que todos queremos e buscamos os melhores resultados, mas quando se trata do começo de uma estratégia digital, é importante dar tempo para que as campanhas entrem em veiculação e a ferramenta crie uma base eficiente de informações a partir da audiência e das conversões obtidas.
É importante dar tempo para que as campanhas surtam efeito. Paciência é a palavra-chave para entender o potencial da campanha.
Nesse caminho, paciência é a palavra-chave para entender o potencial de crescimento da campanha e a escalabilidade da estratégia adotada e, assim, conseguir atingir as metas definidas.
Possibilidades de crescimento
Quanto mais você investe, mais aberto deixa o processo. Quanto mais vezes você tenta, mais chances você dá ao Google Ads de entender os parâmetros da sua campanha e seus objetivos.
Como você pode ver, todas as nossas dicas partem de um mesmo pressuposto: quando for começar a sua trajetória digital, não se esqueça de testar. Não existe uma fórmula mágica para uma campanha perfeita, mas há boas práticas e dicas que podem ajudar a alcançar seus objetivos mais rapidamente.
Seguindo esses passos, você poderá entender o que funciona e o que não funciona para o seu negócio e, assim, validar suas estratégias e escalar seus resultados.