3 pilares fundamentais para gerar reconhecimento de marca com anúncios em vídeo

Mariana Craveiro/Setembro de 2022CompartilharCompartilhar

O Brasil ocupa hoje o segundo lugar no ranking mundial de tempo de navegação na internet: são mais de 9 horas por dia.1 E, quando se trata de vídeos na rede, o YouTube é a plataforma que as pessoas mais sentiriam falta se deixasse de existir.2

Em campanhas de branding, a estratégia mais comum é procurar um meio de grande audiência para veicular seus anúncios. E quando o objetivo do seu negócio é fazer com que sua marca seja mais conhecida e ganhe credibilidade, o YouTube oferece, além do alcance, ferramentas e possibilidades que ajudam também na captura de atenção e na mensuração, pilares fundamentais para a construção do reconhecimento de marca.

A imagem destaca os seguintes números: Mais de 9 horas por dia é o tempo que o brasileiro fica na internet. O YouTube é a plataforma que as pessoas mais sentiriam falta se deixasse de existir.

Alcance o consumidor certo

Não adianta alcançar milhões de pessoas se elas não forem o público-alvo do seu produto ou serviço. Por isso, o primeiro passo para ter uma estratégia de mídia eficiente e aumentar o conhecimento de uma marca é entender e definir quem você deseja alcançar.

Nessa fase de planejamento, quando é importante levar em consideração o alcance, a frequência e o investimento disponível, ferramentas como o Planejador de Alcance podem te ajudar a organizar suas campanhas de maneira mais eficiente. E, para chegar a públicos-alvo novos e relevantes, o Audience Insights te auxilia na descoberta de informações demográficas, locais, dispositivos e interesses dos melhores clientes em potencial.

Dessa forma, você consegue entender o negócio, prever a demanda, fazer a segmentação correta e alcançar as pessoas certas de forma ainda mais eficaz.

Tenha criativos mais efetivos

Capturar a atenção das pessoas é um desafio enorme, pois somos estimulados o tempo todo, de diversas formas e em diferentes dispositivos. Para conquistar o interesse de alguém, tanto os formatos quanto os criativos são importantes.

Para começar, o formato tem que estar de acordo com seu objetivo de negócio. O YouTube oferece um leque de opções que vão trabalhar para aumentar o alcance da sua marca. Há, por exemplo, anúncios curtíssimos, de apenas seis segundos, chamados de Bumpers; os TrueView for Reach, no qual o cliente decide depois de alguns segundos se quer assistir ao vídeo; e até aqueles anúncios que não podem ser pulados.

Além do formato estratégico, a mensagem também precisa ser a mais interessante possível. O Video Creation in Google Ads é uma ferramenta que te ajuda a criar vídeos com os assets que você já tem, a partir de modelos predeterminados, de acordo com o seu objetivo de marketing. Vale destacar, no entanto, quatro conceitos que devem estar presentes em todos os criativos, também conhecidos como os ABCDs do YouTube:

A imagem destaca as melhores práticas para fazer um criativo em vídeo. Atração, Branding, Conexão e Direção

Por último, mas não menos importante: mensuração

Apesar de ser o último passo de uma campanha, a mensuração deve ser pensada desde a primeira fase do planejamento. Isso porque, para medir algo, é fundamental entender desde o início onde você quer chegar e qual objetivo espera alcançar.

Quando você está fazendo uma campanha de vendas, por exemplo, a conversão é o que importa. Mas o que é um indicador de sucesso quando estamos falando do reconhecimento de uma marca? Acreditamos que há pelo menos três caminhos que você pode considerar:

A imagem destaca três pontos a se considerar ao mensurar suas campanhas. São elas: frequência, alcance e retenção.

Sabendo qual é o objetivo, você pode definir os indicadores de sucesso de acordo com as suas prioridades. Tenha em mente que toda estratégia tem ganhos e perdas, e que não é ruim priorizar uma em detrimento de outra. E para te ajudar a mensurar o quanto as pessoas lembram da marca depois do anúncio, além do reconhecimento da marca e a intenção de compra de um usuário impactado por seus anúncios, você pode contar com ferramentas de pesquisa e medição, como o Brand Lift.

Por que fazer?

Uma estratégia robusta de Brand Awareness é importante para o crescimento sustentável e de longo prazo da sua empresa. Isso porque quanto mais conhecida a sua marca for e mais credibilidade ela tiver, maior será a conversão dos seus produtos ou serviços.

Uma pesquisa feita pela Nielsen mostrou que a combinação de criativos bem-produzidos com uma marca reconhecida é responsável por 64% do sucesso de uma campanha.3 Ou seja, por mais que o brand awareness seja oculto, ele está trabalhando nos bastidores, alimentando o seu funil e trazendo clientes em potencial de maneira efetiva.

O gráfico mostra o que é mais importante na hora da compra. 49%: criativo. 36%: mídia. 15%: marca.

Para construir uma marca, é fundamental falar com mais gente (dentro do público-alvo, claro), falar “mais alto” e medir seus resultados. Seguindo essas orientações, você dará passos essenciais para destacar sua empresa em meio à concorrência.

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