Guilherme Lencioni, Thays Terra/Agosto de 2022Compartilhar
A geração de leads é como pescar em mar aberto. As possibilidades são infinitas — há um oceano inteiro cheio de oportunidades. E há também diversas maneiras de capturá-las. Você pode usar a vara, que demanda tempo e esforço, e faz com que o processo seja bem mais caro e pouco eficiente. Ou pode jogar a rede indiscriminadamente, o que é mais rápido e barato, mas traz até você todo tipo de cliente, o que vai demandar uma análise da equipe de marketing depois, em um esforço que nem sempre vale a pena.
Um lead qualificado tem mais chances de acontecer quando você tem informações sobre onde jogar a rede, de que jeito e em que momento. Com dados, ferramentas e os criativos certos, sua empresa consegue chegar de forma mais eficiente aos clientes potencialmente bons para o seu negócio.
Alcançar leads qualificados é um benefício de mão dupla. Para você, um ROI mais alto. Para o consumidor, um produto ou serviço que o atrai.
Para capturar leads mais qualificados, há algumas dicas fundamentais, que envolvem tanto o emprego das melhores ferramentas para alcançar os consumidores quanto um planejamento estratégico para entender qual é seu público-alvo e como aproveitar ao máximo os recursos disponíveis.
Existe uma combinação eficaz entre formato, audiência e o modelo de compra para você conseguir mais leads qualificados. As extensões de formulário de lead, oferecidas pelo Google, possibilitam que as pessoas enviem informações por um formulário diretamente no seu anúncio. Mas, para isso, o anúncio em questão precisa chegar à audiência ideal e, assim, aumentar sua probabilidade de ter um usuário qualificado. Com o objetivo de encontrar o equilíbrio entre o custo de um lead preciso e saudável e o usuário ideal, a plataforma também disponibiliza distintos modelos de compra.
Da parte do anunciante, é importante criar formulários que não sejam muito extensos, mas que abordam os tópicos que você precisa. Nossa recomendação é que tenha sempre uma pergunta adicional relacionada ao produto ou serviço oferecido que ajude a filtrar as pessoas realmente interessadas. Dessa forma, fica claro para o cliente que ele está deixando um lead e, ao mesmo tempo, você consegue informações e dados que podem contribuir para a elaboração de criativos mais interessantes e eficientes.
Como medir os leads qualificados?
Quando falamos de lead qualificado, estamos nos referindo à captura, mas também à venda final — e a como mensurar essas conversões. Para entender se um lead é realmente qualificado, é preciso ser capaz de mensurar como a jornada de compra terminou.
Nas conversões online, há diversas formas de medir os resultados, seja no momento da captura, seja depois, com a ajuda de email marketing, SMS ou remarketing. O identificador de clique do Google (Gclid) é um código vinculado à URL do anúncio que faz o acompanhamento de conversões do site do Google Ads e vincula dados entre o Google Ads e o Google Analytics.
As conversões offline, por sua vez, são mais complexas, mais longas e mais difíceis de medir. Mas elas também são a realidade da indústria. Depois que o lead é capturado, cada minuto que você demora pra ir atrás desse cliente deixa a conversão mais complicada. Por isso, entrar em contato com o cliente rapidamente é fundamental, assim como fazer com que essa venda possa ser feita sem fricções e dificuldades, de uma maneira simples.
Não se esqueça de importar as conversões offline para o Google Ads. Esses dados são essenciais para que você tenha uma visão mais abrangente sobre quais palavras-chave e critérios de segmentação geram as conversões mais econômicas. Informações como essas podem ajudar a segmentar e otimizar as campanhas para aumentar seu lucro.
O resultado desses esforços é a capacidade de entender quais leads geram mais conversões no offline e quanto tempo é necessário para que isso ocorra. Somadas às estratégias eficientes de captação e mensuração online, a sua empresa terá as ferramentas certas para alcançar leads qualificados e fazer uma pescaria muito mais eficiente.