Depois de mais de um ano de colaboração remota, muitas pessoas estão mostrando sinais de fadiga digital. Durante a pandemia, milhões de funcionários superaram as distâncias físicas de seus colegas, tornando-se mais disponíveis, participando de um dilúvio de reuniões virtuais e participando de uma variedade estonteante de ferramentas e aplicativos. Como parte de nossa missão de construir o futuro do trabalho , estamos enfrentando esses desafios no Google Workspace .
Conforme anunciamos hoje no I /O , estamos lançando o smart canvas – uma nova experiência de produto que oferece a próxima evolução de colaboração para o Google Workspace. Até o final do ano, estamos lançando inovações que tornam mais fácil para as pessoas permanecerem conectadas, concentrar seu tempo e atenção e transformar suas ideias em impacto.
Especificamente, estamos aprimorando os aplicativos que centenas de milhões de pessoas usam todos os dias, como Documentos, Planilhas e Apresentações, para torná-los ainda mais flexíveis, interativos e inteligentes. Com o smart canvas, estamos trazendo o conteúdo e as conexões que transformam a colaboração em uma experiência melhor e mais rica no Google Workspace.
Quando lançamos o Documentos e Planilhas Google , há 15 anos, esses aplicativos apresentaram ao mundo uma nova forma de trabalhar. Eles possibilitaram o trabalho em equipe a qualquer hora e em qualquer lugar – um contraste gritante com as ferramentas legadas que foram projetadas para uma era de trabalho individual em desktops de escritório. Por mais de uma década, temos afastado os documentos de apenas pedaços de papel digital para um conteúdo colaborativo e vinculado inspirado na web. A tela inteligente é nosso próximo grande passo.
Tornando a colaboração mais flexível e útil
O modelo de trabalho híbrido em evolução oferece uma nova urgência aos desafios de colaboração existentes. Como as equipes permanecem focadas e conectadas enquanto trabalham juntas, independentemente de onde as pessoas estão localizadas? Com o smart canvas, estamos construindo conexões mais profundas no Google Workspace para transformar a colaboração em qualquer lugar.
Por exemplo, estamos pegando algo que as pessoas já usam todos os dias – @ – menciona – para abrir novos e poderosos recursos de colaboração. Novos blocos de construção interativos – chips inteligentes, modelos e listas de verificação – conectarão pessoas, conteúdo e eventos em uma experiência integrada.
Já disponível, quando você menciona uma pessoa em um documento, um chip inteligente mostra informações adicionais como a localização da pessoa, cargo e informações de contato. E, a partir de hoje, estamos introduzindo novos chips inteligentes no Docs para arquivos recomendados e reuniões. Para inserir chips inteligentes em seu trabalho, basta digitar “@” para ver uma lista de pessoas, arquivos e reuniões recomendados. Na web ou no celular, seus colaboradores podem folhear rapidamente reuniões e pessoas associadas ou visualizar documentos vinculados, tudo sem alterar guias ou contextos. Os chips inteligentes chegarão ao Planilhas Google nos próximos meses.
Além disso, estamos tornando mais fácil impulsionar os projetos, agilizando os fluxos de trabalho comuns da equipe. A partir de hoje no Documentos, as listas de verificação estão disponíveis na web e no celular, e em breve você poderá atribuir itens de ação da lista de verificação a outras pessoas. Esses itens de ação aparecerão no Google Tasks, tornando mais fácil para todos gerenciarem a lista de tarefas pendentes de um projeto.
Também estamos introduzindo modelos de tabela no Documentos. As tabelas de votação de tópicos permitirão que você reúna facilmente o feedback da equipe, enquanto as tabelas de acompanhamento de projetos o ajudarão a capturar marcos e status em tempo real. E um novo modelo de documento para capturar notas de reuniões importará automaticamente qualquer informação relevante de um convite de reunião do Agenda, incluindo chips inteligentes para participantes e arquivos anexados.
Com nosso novo formato sem página no Documentos , você poderá remover os limites de uma página para criar uma superfície que se expande para qualquer dispositivo ou tela que estiver usando, tornando mais fácil trabalhar com tabelas largas, imagens grandes ou detalhadas feedback nos comentários. E se você quiser imprimir ou converter para PDF, poderá voltar facilmente para a visualização paginada.
Enquanto isso, você poderá alternar entre as novas visualizações no Planilhas para gerenciar e interagir melhor com seus dados . Nosso primeiro lançamento será uma visualização da linha do tempo que torna as tarefas de rastreamento mais fáceis e rápidas. Essa visão flexível permite que você organize seus dados por proprietário, categoria, campanha ou qualquer atributo que se encaixe melhor. Usar uma linha do tempo dinâmica e interativa fortalece sua capacidade de gerenciar coisas como campanhas de marketing, marcos de projetos, cronogramas e colaborações entre equipes.
Promover a conexão humana – onde quer que as pessoas trabalhem
Com telas inteligentes e inovações no Google Meet, estamos tornando mais fácil trazer as vozes e rostos de sua equipe diretamente para a experiência de colaboração, para ajudar as pessoas a compartilhar ideias e resolver problemas em conjunto, de qualquer lugar. Como parte disso, estamos construindo integrações mais estreitas entre nossas ferramentas de comunicação e colaboração para que você possa inserir conteúdo em conversas e conversas em conteúdo.
A partir de hoje, estamos lançando a capacidade de apresentar seu conteúdo para uma chamada do Google Meet na web diretamente do documento, planilha ou slide, onde você já está trabalhando com sua equipe. Saltar entre a colaboração em um documento e uma conversa ao vivo sem perder o ritmo ajuda o projeto – e a equipe – a manter o foco. E, no outono, levaremos o Meet diretamente para o Documentos, Planilhas e Apresentações na web, para que as pessoas possam ver e ouvir umas às outras enquanto colaboram.
Legendas e traduções ao vivo no Google Meet também terão um papel crucial em manter as pessoas conectadas enquanto trabalham juntas em equipes distribuídas. Atualmente, oferecemos legendas ao vivo em cinco idiomas , com mais a caminho. E estamos introduzindo traduções ao vivo de legendas no final deste ano, começando com as legendas ao vivo em inglês traduzidas para espanhol, português, francês ou alemão, com muitos outros idiomas a seguir.
Com as melhorias recentes no Google Meet, também oferecemos às pessoas mais controle e flexibilidade sobre a experiência da reunião, incluindo mais espaço para ver pessoas e conteúdo, além da capacidade de fixar e liberar conteúdo e feeds de vídeo. E para ajudar a enfrentar o cansaço, agora você pode desligar totalmente a alimentação automática.
Como sabemos que a colaboração é fluida e rápida, estamos tornando mais fácil para as equipes darem feedback em tempo real e se moverem sem problemas entre as conversas e a construção conjunta de conteúdo. As equipes agora podem pular de uma discussão no Bate-papo do Google diretamente para a construção de conteúdo juntas. A criação e edição de planilhas e documentos nas salas de bate-papo do Google já está disponível em nossa experiência na web e vamos habilitá-lo para o Apresentações nas próximas semanas. E para avaliar as reações da equipe ao longo do caminho, apresentaremos as reações dos emojis no Documentos nos próximos meses.
Trabalhando com mais inteligência e segurança
O Google Workspace já possui uma inteligência poderosa que permite às pessoas fazer o melhor uso de seu tempo e atenção. Seja com os dois bilhões de sugestões gramaticais que aparecemos no Documentos todos os meses ou com as sugestões inteligentes de arquivo nos recursos de Prioridade e Acesso rápido do Drive que reduzem em 50% o tempo de localização de arquivos.
Para ajudar todos a trabalhar de maneira mais inteligente, nos próximos meses apresentaremos recursos adicionais de escrita assistida no Documentos na web. Isso inclui avisos sobre palavras e linguagem ofensivas, bem como outras sugestões estilísticas que podem acelerar a edição e ajudar a tornar sua escrita mais impactante. Também estamos adicionando mais funcionalidade de análise assistida em nossa experiência na web do Planilhas, com sugestões de fórmulas que tornam mais fácil para todos, não apenas para os analistas, obter percepções dos dados. A inteligência do Planilhas ajuda a criar e solucionar problemas de fórmulas, tornando a análise de dados mais rápida e reduzindo erros.
Conforme a tela inteligente evolui, estamos tornando mais fácil para as empresas conectar os aplicativos e ferramentas de que dependem ao Google Workspace. Isso se baseia em nossa história de suporte a uma variedade de recursos complementares que eliminam o atrito da colaboração – desde a adição de assinaturas eletrônicas diretamente no Google Workspace com o DocuSign até o conector do Salesforce que se integra ao Planilhas. Para ajudar as pessoas a trabalhar de forma ainda mais inteligente, anunciamos recentemente que o AppSheet Automation está geralmente disponível, para que você possa automatizar tarefas demoradas – como aprovação de faturas e integração de novas contratações – sem ter que escrever uma única linha de código.
Olhando para o futuro, estamos planejando construir APIs adicionais para que você possa trazer as informações e ações necessárias de ferramentas de terceiros diretamente para elementos de tela inteligente, como chips inteligentes, listas de verificação e modelos de tabela.
E como a confiança está no centro de toda colaboração dentro do Google Workspace, hoje também estamos lançando recursos avançados que ajudam a proteger os usuários contra ameaças de segurança e abusos enquanto trabalham juntos.
Fonte: Google Workspace